Mogi Mirim, SP

(19) 3549-7095

Tudo o que você precisa saber sobre a Rinoplastia: a cirurgia plástica no nariz

A rinoplastia é um procedimento muito conhecido e procurado, sendo a 5ª cirurgia plástica mais realizada no Brasil segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Ela impacta na autoestima, confiança e imagem pessoal de maneira profunda e marcante, trazendo inúmeros benefícios para a qualidade de vida dos pacientes.

Essa cirurgia busca corrigir defeitos nasais estéticos ou funcionais, harmonizando o formato e tamanho do nariz de acordo com o rosto do paciente.

Outros pontos importantes são a manutenção ou melhora da integridade das funções nasais, como a respiração, a filtração e a preservação do olfato.

As mudanças e correções acontecem por meio da manipulação de estruturas como a cartilagem, osso e pele.

Vamos conhecer mais detalhes sobre ela¿

QUAIS SÃO OS TIPOS DE RINOPLASTIA

Os principais tipos de rinoplastia são a estética e a funcional. A estética se subdivide em redutora, de aumento, do dorso nasal, da columela (cartilagem entre as narinas), entre outros.

Já a funcional está associada ao desvio de septo, correção da popularmente conhecida como carne esponjosa, e outros.

QUEM PODE FAZER A RINOPLASTIA

A partir dos 15 anos de idade para as mulheres e entre 16 ou 17 anos para os homens, já é possível realizar a rinoplastia, pois nesta fase o desenvolvimento facial do paciente já está concluído. Contudo, é necessária avaliação médica individualizada.

PASSO A PASSO NO PERÍODO PRÉ-OPERATÓRIO

O primeiro passo para a realização da rinoplastia é a consulta médica com seu cirurgião de confiança. Nela, serão avaliados todos os aspectos físicos e clínicos do paciente, e quais são os motivos e expectativas para o procedimento.

Serão requisitados exames laboratoriais para avaliar a saúde de modo completo e serão feitas as medidas do rosto e as fotografias para o prontuário.

Durante a consulta é essencial que o paciente se sinta à vontade para fazer perguntas e sanar todas as suas dúvidas, para que tenha segurança e tranquilidade na realização do procedimento desejado.

COMO ELA É REALIZADA

A cirurgia de rinoplastia requer a anestesia geral. Existem diversas técnicas para a sua realização que serão decididas conforme o objetivo do paciente e a complexidade da cirurgia.

A internação médica é de 12 a 24 horas e o tempo de cirurgia leva em torno de 1 a 4 horas.

COMO É O PÓS-OPERATÓRIO DA RINOPLASTIA

No período pós-operatório da rinoplastia há uma série de cuidados a serem tomados que são fundamentais para garantir uma boa recuperação.

Entre eles estão os curativos. O nariz permanecerá com uma imobilização plástica e curativo por alguns dias, até a avaliação em consulta pós-operatória.

É normal que, nas primeiras 48 horas, haja algum sangramento. Além disso, é necessária atenção na hora de dormir. O paciente deverá ficar com a cabeça levemente elevada e deitar na posição de barriga pra cima.

Nas 2 semanas após a cirurgia é comum a presença de inchaço e hematomas na região.

RECUPERAÇÃO E RESULTADOS DO PROCEDIMENTO

Evitar qualquer esforço no período de 7 dias é fundamental para a recuperação e cicatrização. Aos poucos é possível retornar as atividades do dia a dia. Com 4 semanas a atividade física poderá ser liberada de acordo com a avaliação médica, com a ressalva para exercícios que tenham risco de traumas na região nasal.

Para não prejudicar a cicatrização, é indicado que os pacientes evitem a exposição solar. Ainda assim, quando houver a liberação médica, se faz necessário o máximo de proteção.

A rinoplastia restaura o amor-próprio, a autoestima e autoconfiança. Informação é essencial para você se sinta seguro para tomar a decisão pela realização da cirurgia. Não deixe de consultar um cirurgião da sua confiança para esclarecer suas dúvidas particulares.

Uncategorized

O que é a Lipoabdominoplastia

Estamos sempre buscando formas de conquistar nosso corpo dos sonhos, aliando saúde, estética e autoestima. A cirurgia plástica evolui em prol dessa missão. Por isso,

Leia mais
Uncategorized

Lipo HD e mamoplastia juntas?

Em busca da realização de estar satisfeita ao se olhar no espelho, muitas pacientes questionam se é possível associar dois procedimentos no mesmo dia de

Leia mais
Uncategorized

Benefícios da Fast Track Recovery.

A Fast Track Recovery é uma cirurgia de prótese com recuperação extremamente rápida.⠀É uma ótima opção para mulheres que não tem disponibilidade de tempo para

Leia mais

Entre em contato ou

Visite nossa clínica