A importância do pós-operatório na cirurgia plástica!

pos operatior

Escolher um bom profissional é um passo importante para que qualquer procedimento estético seja bem realizado. Mas, para conseguir o efeito desejado, apenas isso não basta. É fundamental ficar atento ao pós-operatório na cirurgia plástica, já que, muitas vezes, é ele que irá garantir que os resultados sejam como você deseja.

Se você está planejando a sua cirurgia plástica, fique atento a essas informações importantes que trouxemos hoje e que irão garantir o sucesso do seu procedimento.

Por que o pós-operatório na cirurgia plástica é tão importante?

Uma plástica é uma cirurgia como qualquer outra e que coloca o corpo sob uma forte condição de estresse. Isso faz com que tenhamos a necessidade de cuidados específicos e de tempo para que ele se regenere e se recupere das agressões sofridas.

Após uma cirurgia plástica o sistema imunológico fica abalado, a circulação sanguínea precisará trabalhar dobrado e, além de tudo, ocorre todo o processo de cicatrização e de eliminação dos líquidos. Tudo isso demanda energia e é preciso oferecer ao seu organismo as condições necessárias para que ele consiga se recuperar da melhor maneira possível.

Para evitar uma série de problemas que podem acontecer nesse período é importante que você siga as orientações do seu cirurgião, respeitando o tempo mínimo de repouso estipulado, consumindo bastante água, tendo uma alimentação saudável, evitando se expor ao sol e trocando os curativos conforme a prescrição médica.

Além disso, é durante o período de recuperação que o seu corpo irá se adaptar a algumas mudanças, por isso usar as cintas, os sutiãs e outras malhas cirúrgicas irão ajudar na cicatrização e na recuperação do seu organismo.

Os tratamentos estéticos e o pós-operatório na cirurgia plástica

Além de todos esses cuidados, pode ser que o seu cirurgião lhe recomende também a realização de alguns tratamentos estéticos, sobretudo a drenagem linfática.

Ela é muito recomendada para evitar o inchaço que pode aparecer naturalmente após um procedimento como a cirurgia plástica, no qual acontece um grande deslocamento de pele. Para evitar os problemas ocasionados pelo inchaço (como irregularidades na pele, nodulações e fibrose) é que a drenagem é recomendada.

Dependendo do procedimento estético, também podem ser indicados outros procedimentos como o ultrassom e a radiofrequência, principalmente em casos em que há a necessidade de uma recuperação melhor da região da cicatriz.

Quais os cuidados mais comuns no pós-operatório de cirurgia plástica?

Cada procedimento exige cuidados específicos, mas alguns costumam ser indicados sempre, como:

  • Repouso;
  • Evitar atividades físicas, carregar peso e até mesmo dirigir por um período estipulado pelo seu cirurgião;
  • Evitar a exposição solar por, no mínimo, 60 dias – já que a exposição precoce pode levar ao aparecimento de manchas e ao escurecimento das cicatrizes;
  • Uso de malhas e cintas específicas por, no mínimo, 45 dias;
  • Evitar fumar e ingerir bebidas alcoólicas;
  • Monitoramento da cicatrização, com o uso dos medicamentos recomendados pelo seu cirurgião, e pelo tempo designado para o tratamento;

Já deu para notar que o pós-operatório é extremamente importante na cirurgia plástica, não é mesmo? Se você ainda tem alguma dúvida sobre esse tema, escreva um comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.