O que causa celulite e como tratá-la?

causa celulite

Qual mulher não quer se ver livre dos furinhos tão indesejados que teimam em aparecer no bumbum, nas coxas, no abdômen, nos flancos e até nos braços? Mas, para isso é preciso compreender o que causa celulite e então encontrar o método mais eficaz para se livrar dela.

Se você convive com esse problema, continue a leitura do texto e saiba tudo sobre as causas da celulite.

O que causa celulite?

Existem inúmeros fatores que podem levar uma pessoa a ter celulite, desde alterações hormonais, até mesmo a genética. Veja as principais causas da celulite:

Hormônios: o estrógeno e a progesterona, quando desequilibrados, podem favorecer a retenção de líquidos, comprometendo a circulação e favorecendo o aparecimento das celulites.

Gordura corporal: mais importante do que o excesso de peso, está a proporção entre gordura corporal e músculos. Pessoas que possuem uma alta taxa de gordura (mesmo sendo visualmente magras) podem estar mais propensas ao aparecimento das celulites, já que o excesso de gordura, associado à ação dos hormônios femininos, e problemas na microcirculação podem levar ao surgimento dos furinhos.

Má circulação: a circulação é fundamental para oxigenar a área e também para o funcionamento adequado do sistema linfático. Quando ambos estão comprometidos, é normal que as celulites fiquem mais visíveis e em graus mais avançados.

Alimentação desregrada e sedentarismo: a falta de atividade combinada com uma dieta rica em açúcar, carboidratos simples e sódio pode fazer com que a sua taxa de gordura corporal aumente, além de favorecer a retenção de líquidos, um quadro capaz de levar ao surgimento de novas celulites e de piorar a situação das que já existem.

Anticoncepcional: se você tem notado um aumento na retenção de líquidos e uma diminuição no seu metabolismo (dificuldade para emagrecer mesmo com dieta e exercícios), cuidado! Pode ser o seu contraceptivo que está trabalhando contra. Nesses casos, procure o seu ginecologista para proceder com a troca.

Roupas apertadas: essa não é uma causa da celulite, mas ajuda – e muito – a piorar os casos, já que as roupas apertadas por longos períodos comprimem os vasos sanguíneos e linfáticos, com destaque para as regiões dos glúteos e das coxas.

Como tratar a celulite?

Conhecer o que causa celulite é muito importante, pois assim você poderá escolher pelos tratamentos mais adequados. Por exemplo, se você notou uma piora no seu quadro após o uso de determinada pílula, o tratamento pode ser simples, apenas trocando o medicamento.

Mas, em muitos casos, pode ser que exista mais do que uma causa envolvida e, então, é necessário usar mais do que um tratamento.

Em todas as situações, contudo, praticar exercícios físicos e cuidar da alimentação é fundamental, já que esses hábitos ajudam a diminuir a taxa de gordura corporal e também a melhorar a circulação sanguínea e o sistema linfático.

Se você possui muita retenção de líquidos, associar a drenagem linfática a mudanças de hábitos pode gerar resultados muito positivos. Já se o seu problema é a gordura localizada, a endermologia ou a hidrolipoclasia podem ser mais indicadas.

Antes de iniciar qualquer tratamento, converse com um dermatologista ou com o esteticista para fazer uma avaliação das causas da sua celulite e assim encontrar um método que seja realmente eficaz.

Gostou de saber o que causa celulite? Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe-o em suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.