O que é gordura localizada e como trata-la?

o que é gordura localizada

Muitas pessoas, principalmente as mulheres, reclamam daquelas gordurinhas que teimam em não ir embora mesmo fazendo exercícios e tendo uma alimentação regrada. Nessas situações estamos diante da temida gordura localizada.

Mas, você sabe o que é gordura localizada e quais os tratamentos mais eficazes para eliminá-la? Continue a leitura desse texto e descubra!

O que é gordura localizada e por que ela acontece?

Geralmente presente em determinadas partes do corpo, como o abdômen, as coxas, os flancos e as costas, a gordura localizada costuma tirar o sono de muitas pessoas.

Na maior parte das vezes, ela se forma quando não fazemos uma dieta adequada e balanceada (com quantidades certas de carboidratos e proteínas, por exemplo), por problemas hormonais e até mesmo por carga genética.

Se adquirirmos, através da alimentação, mais energia do que consumimos durante o dia, os adipócitos (as células de gordura) entram em ação e começam a armazenar esse excedente – em forma de gordura, que poderá ser usada pelo nosso corpo como fonte de energia em momentos de necessidade e escassez de comida.

O lugar onde essa energia será estocada em forma de gordura é definido pela nossa carga genética, hormonal e também por onde já existe gordura regionalizada.

Além de consumir mais energia do que gastamos, também existem outros fatores que facilitam o acúmulo de gordura localizada como o estresse, alguns medicamentos, o excesso de alimentos industrializados, problemas hormonais e a vida sedentária.

Como tratar a gordura localizada?

Já deu para notar que a gordura localizada é um problema multifatorial, não é mesmo? Justamente por isso, para ter um resultado efetivo é preciso combinar tratamentos estéticos com mudanças de hábitos alimentares e também a prática de exercícios físicos.

Ainda é preciso fazer uma avaliação completa e cuidadosa antes de se estipular um tratamento, já que problemas hormonais, por exemplo, podem interferir nessa equação.

Alguns tratamentos estéticos que possuem resultados interessantes no tratamento da gordura localizada são:

  • Eletrolipólise;
  • Ultrassom;
  • Endermologia;
  • Drenagem linfática;
  • Massagem modeladora;
  • Criolipólise;
  • Power Shape;
  • Minilipoaspiração e lipoaspiração.

A gordura localizada pode retornar depois do tratamento?

Uma dúvida muito comum é se, após realizar o período de tratamento, a gordura localizada pode retornar. Lembre-se que ela é um procedimento natural do organismo e por isso, se você não se atentar para os cuidados básicos, é possível que volte a acumular gordura em alguma parte do seu corpo.

Quando uma pessoa emagrece (ou passa pelos tratamentos acima) as células de gordura não desaparecem do organismo, elas apenas ficam murchas. Ao ganharmos peso, essas células voltam a ficar cheias novamente, retornando a nossa “forma” antiga.

Por isso, tão importante quanto os tratamentos para a gordura localizada é ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, além de cuidar da sua saúde como um todo.

Gostou de saber mais sobre o que é gordura localizada? Você sofre com esse problema? Então conheça as soluções da Clínica Unique e dê adeus às gordurinhas que teimam em não ir embora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.