Qual a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura?

lipoaspiracao e lipoescultura

Quer acabar com a gordura localizada? Descubra a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura e encontre o melhor método para o seu caso.

Na hora de buscarmos soluções para diminuir nossas medidas e acabar com a gordura localizada, é comum pensarmos na cirurgia plástica. Mas, você sabe exatamente qual a diferença entre a lipoaspiração e lipoescultura? Qual desses dois procedimentos será que é mais indicado para o seu caso?

Qual a diferença entre a lipoaspiração e lipoescultura?

A lipoaspiração é um método que realiza a retirada do excesso de gordura corporal com o auxílio de uma cânula. Já a lipoescultura também é um processo de retirada de gordura, com a diferença que ela é purificada, concentrada e usada para ser aplicada em outras áreas do corpo que o paciente deseje aumentar ou melhorar o contorno (como o bumbum, os vincos da face, algumas depressões da pele, e etc.).

Qual é a indicação de uma e de outra?

A lipoaspiração é indicada para pacientes que tenham gordura localizada em algum ponto e desejam apenas se livrarem dela. Já a lipoescultura é indicada para pessoas magras, mas que possuem gordura localizada, e que desejam melhorar a falta de volume em alguma outra parte do corpo.

Qual a vantagem e a desvantagem da lipoescultura?

A vantagem da lipoescultura é que você poderá aproveitar a gordura retirada para deixar o seu corpo mais harmônico. Como essa gordura que será enxertada é proveniente do próprio paciente, as taxas de rejeição são mínimas, o que torna a lipoescultura um procedimento seguro.

Contudo, depois de algum tempo, é possível que o seu organismo absorva pelo menos 50% do que foi enxertado.  Outra desvantagem da técnica é que ela costuma retirar bem menos gordura do que a lipoaspiração, já que as cânulas usadas são mais finas.

Além disso, é preciso ressaltar que a lipoescultura não é indicada para todas as pessoas. Para que a cirurgia tenha um bom resultado, é preciso que você esteja com o seu peso em dia, além de ter uma pele sem nenhuma flacidez.

Qual dessas cirurgias são indicadas para a perda de peso?

Nenhuma. Nem a lipoaspiração, nem a lipoescultura tem como finalidade o emagrecimento. Ambas irão promover uma melhora no contorno corporal e proporcionar que você se livre da gordura localizada – que geralmente não é perdida apenas com exercícios físicos e dieta.

Pode ser que alguns pacientes relatem uma pequena perda de peso, mas essa não é significativa. O que se nota, após o procedimento, é a diminuição das medidas, com alteração no número do manequim.

Depois desses procedimentos posso voltar a ter gordura localizada?

Sim. Embora ambas as cirurgias retirem as células de gordura de alguma parte do corpo, se o paciente tiver hábitos pouco saudáveis é possível que essas células voltem a aparecer e o resultado seja perdido.

Por isso, após a fase de recuperação, é muito importante que você mantenha uma boa alimentação e pratique exercícios regularmente. Além disso, tonificar a musculatura da área submetida a cirurgia é importante para melhorar ainda mais o contorno corporal.

Quais as complicações que essas cirurgias podem ter?

Como qualquer procedimento cirúrgico, também podem existir complicações na lipoaspiração e lipoescultura, embora elas sejam mais raras.

Na lipoaspiração e na lipoescultura é possível que o paciente apresente:

  • Hematomas
  • Seromas (acúmulo de água na região operada)
  • Irregularidades
  • Infecções
  • Trombose
  • Acidentes durante a cirurgia

O resultado definitivo de ambas as cirurgias somente pode ser visto dentro de 6 meses, sendo possível notar 80% de melhora em 4 meses.

E, então, agora que você sabe a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura, qual é mais indicada para o seu caso? Deixe-nos um comentário!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.