Saiba tudo sobre a cirurgia plástica na orelha!

cirurgia plástica na orelhar for surgery

A famosa “orelha de abano” é um problema recorrente e que costuma deixar muitas pessoas incomodadas – seja na adolescência, ou na vida adulta-. Para corrigir essa questão existe uma cirurgia plástica na orelha, chamada otoplastia, que visa melhorar o aspecto dessa parte do nosso corpo.

Para quem a cirurgia plástica na orelha é recomendada?

A indicação da otoplastia acontece para aquelas pessoas que nasceram com algum tipo de mal formação nas orelhas, sendo a mais comum a chamada ‘orelha de abano’, que apresenta a sua borda lateral mais distanciada da cabeça – o que faz com que ela pareça maior.

Este tipo de orelha também apresenta um apagamento da anti-hélice (aquela dobra interna), o que faz com que ela tenha um aspecto de “antena parabólica”.

Nestes casos, a otoplastia é extremamente indicada, sendo a idade ideal para essa correção a partir dos 6 anos, que é quando a orelha já atingiu o tamanho adulto.

Como a otoplastia é feita?

Em geral, é usada a anestesia local, sendo que a cirurgia começa com uma incisão na parte posterior da orelha, de modo a seguir a dobra natural da pele. Em seguida, o cirurgião retira o excesso de pele e faz o ligamento da cartilagem, de modo a diminuir o tamanho da orelha.

Então, são feitos os pontos de fixação e o fechamento da pele. Na maior parte das vezes, os pontos usados são internos e absorvíveis, o que significa que eles não precisam ser retirados.

Todo o processo cirúrgico costuma durar cerca de 1 hora.

Como é o pós-operatório da cirurgia plástica na orelha?

O ideal é evitar qualquer tipo de trauma na orelha, inclusive dormir sobre elas durante 3 semanas. Além disso, é preciso usar uma bandagem elástica para proteger a área operada e manter a orelha imobilizada por cerca de 1 a 2 meses – apenas para dormir.

Outra orientação é que o paciente evite coçar a região, que pode fazer com que bactérias cheguem até a pele em cicatrização, causando infecções. Além disso, é normal que o paciente apresente inchaço e vermelhidão nos primeiros dias.

Quem usa óculos também pode se submeter à cirurgia plástica na orelha, já que é possível continuar usando-o por cima do curativo. O único cuidado são com os óculos que ficam muito apertados à cabeça, ou atrás da orelha, que podem traumatizar a área operada.

Como é a cicatriz da otoplastia?

Nas cirurgias para a correção da orelha de abano, as cicatrizes ficam escondidas na parte posterior da orelha, na junção dessa com o crânio, por isso são imperceptíveis.

Em alguns casos, pode ser que as incisões tenham de ser feitas na parte da frente da orelha, mas os cirurgiões sempre buscam escondê-las nas dobras naturais da pele- de modo a deixar o resultado o mais natural possível.

Em quanto tempo posso ver os resultados?

Após a retirada dos curativos, é possível observar até 60% do resultado final – já que o local ainda deverá apresentar vermelhidão e inchaço. Em até 21 dias essas condições devem diminuir e você já poderá notar o resultado, sendo que as cicatrizes demoram até 6 meses para amadurecerem.

E, então, já está mais seguro para a sua cirurgia plástica na orelha? Ainda possui dúvidas sobre esse assunto? Deixe-nos um comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.