Saiba tudo sobre cirurgia plástica no nariz

cirurgia plastica no nariz

Pensa em fazer uma cirurgia plástica no nariz? Então veja essas informações completas sobre indicações e pós-operatório.

A cirurgia plástica no nariz, também chamada de rinoplastia, é a terceira mais buscada pelos brasileiros, atrás apenas da colocação de silicone e da lipoaspiração. Mas, mesmo assim, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre esse procedimento.

Se você pensa em realizar a rinoplastia, veja essas dicas importantes que separamos.

O que e como é feita a cirurgia plástica no nariz?

A cirurgia plástica nessa área é indicada para corrigir muitos problemas de estética, como deixar o nariz mais fino, aumentar ou diminuí-lo, dar mais projeção à ponta e até diminuir a giba óssea (popularmente conhecida como “calo” do nariz).

Para saber qual é a sua indicação, o ideal é buscar a ajuda de um cirurgião plástico que fará a sua avaliação considerando toda a estrutura do seu rosto e a forma de deixa-lo mais harmônico. Somente o olhar treinado saberá exatamente qual a sua necessidade (que muitas vezes pode ser diferente do que você pensa a respeito do seu nariz).

Para a realização da rinoplastia existem duas técnicas:

  1. Aberta (exorrinoplastia): é feita uma pequena incisão na base do nariz – no espaço entre as narinas- e na parte interna de cada narina. Esse método é indicado para os casos em que há necessidade de grandes alterações na ponta do nariz.
  2. Fechada (endonasal): neste caso, as incisões são feitas apenas no interior das narinas. Como ela é realizada sem a visão do cirurgião, é uma técnica que exige muita habilidade e experiência. As vantagens desse método é que ele é mais rápido e proporciona um resultado final mais natural, além de não deixar nenhuma cicatriz aparente.

Quando uma rinoplastia é indicada?

A principal orientação do cirurgião é a simetria da face. É ela quem irá indicar o novo formato do nariz e também a proporção do mesmo, através de medidas do rosto, sempre considerando o desejo do paciente.

Atualmente já é possível contar com o auxílio da tecnologia e de softwares 3D para se ter uma ideia do resultado final. Algumas indicações mais comuns são:

  • Redução das asas nasais, diminuindo a largura do nariz;
  • Redução do dorso nasal, em geral os pacientes apresentam o dorso muito largo ou muito alto, ou ainda com “calombos” e “curvas”;
  • Aumento das dimensões do nariz, com elevação do dorso do nariz
  • Correções após traumas

Como é o pós-operatório da cirurgia plástica de nariz?

Houve um tempo em que muitas pessoas deixavam de realizar a rinoplastia por medo do pós-operatório. Hoje, já é possível passar por esse período sem muitos problemas.

Após a cirurgia, você terá de usar um curativo de plástico enrijecido que deixará o seu nariz imóvel por cerca de 7 dias. Depois, usará um curativo feito apenas com fita adesiva porosa. Os temidos tampões internos são usados apenas no primeiro dia.

Com tudo isso, é natural que você sinta a sua respiração um pouco mais limitada no começo, principalmente nos 7 primeiros dias, quando você poderá notar a presença de coágulos nas narinas. Mas, essa sensação desconfortável pode ser melhorada com o uso de descongestionantes prescritos pelo seu médico.

Algumas indicações gerais do pós-operatório são:

  • Alimentação mais pastosa nos 7 primeiros dias
  • Repouso absoluto por 7 dias e moderado até o 15º dia
  • Evitar exercícios físicos por 2 a 3 meses
  • Uso rigoroso de protetor solar, para evitar o aparecimento de manchas
  • Dormir com a cabeça elevada nos 7 primeiros dias e evitar dormir de lado e de bruços nesse período

Além dessas, pode ser que o seu médico lhe passe outras indicações no seu pós-operatório. E, então, ainda tem dúvidas quanto à cirurgia plástica de nariz? Deixe-nos um comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.