A mamoplastia de aumento é a cirurgia plástica preferida entre as brasileiras. Ela utiliza implantes para dar volume aos seios ou restaurar o volume mamário perdido após perda de peso ou gravidez, por exemplo.
Os implantes também podem ser utilizados para reconstruir a mama após a mastectomia (câncer de mama) ou lesão.
Entre os principais objetivos do procedimento, está a melhora do equilíbrio e harmonia visual do corpo, a melhora da autoestima e autoconfiança e o aumento do tamanho e projeção dos seios.
Como é feita a cirurgia
Durante o período pré-operatório iremos analisar qual a melhor opção de anestesia para cada caso e procedimento, podendo ser anestesia geral ou local.
No dia da cirurgia, após a anestesia, é feita a incisão para implantação do silicone. Essa incisão pode ser realizada de 3 formas diferentes: periareolar (na areóla da mama), transaxilar (nas axilas) ou inframamária (abaixo dos seios).
Em seguida, ocorrerá a colocação da prótese. O implante poderá ser colocado na frente (submuscular) ou atrás do músculo (colocação subglandular). As decisões referentes ao tipo de prótese e onde ele será colocado também são tomadas durante as consultas pré-operatórias, após a avaliação completa da paciente.
Por fim, é feito o fechamento da incisão, utilizando técnicas que facilitem a cicatrização e evitem ao máximo cicatrizes e marcas muito aparentes. O procedimento dura cerca de 1 hora.
Qual a diferença entre mamoplastia e mastopexia?
A mamoplastia de aumento tem como objetivo proporcionar mais volume aos seios ou recuperá-lo.
Já a mastopexia atua como um lifting, uma remodelação. Pela perda de peso, gravidez ou alguns outros fatores, a mama pode ficar flácida e perder seu contorno e firmeza. Por meio da mastopexia, é feito um reposicionamento da aréola e do tecido mamário, removendo o excesso de pele e comprimindo o tecido.
É comum as pacientes aliarem os dois procedimentos, de modo que, na mesma cirurgia, possam tratar as mamas caídas e sua flacidez, por meio da retirada de excesso de pele e adição de uma prótese de silicone para dar volume e deixar a mama mais firme.
Como é a recuperação e como fica a cicatriz?
O pós-operatório é, sem dúvidas, uma das etapas mais importantes para alcançarmos um bom resultado na cirurgia de mamoplastia de aumento.
O período de recuperação de cada paciente pode variar, de acordo com o seu organismo e de como são adotados os cuidados necessários.
De modo geral, esse período leva em torno de 1 à 2 semanas. Será normal sentir um pouco de dor nos primeiros dias e, para isso, receitamos medicamentos para te ajudar a ficar confortável.
Além disso, há um inchaço decorrente do trauma causado pela cirurgia, que aos poucos irá reduzir naturalmente. As atividades do dia a dia e o exercício físico serão liberados aos poucos, conforme a recomendação médica. Tudo isso deverá ser acompanhado de perto por seu médico nas consultas pós-operatórias.
Outros pontos importantes a serem ressaltados: será necessário dormir apenas de barriga para cima durante um período da recuperação. Em média, após 6 semanas será possível dormir de lado e, em 3 meses, dormir de bruços. A paciente terá que utilizar um sutiã cirúrgico durante 4 semanas, que poderá ser retirado apenas para tomar banho.
Muitas pacientes também questionam sobre o sol. Bom, por um mês é indicado que não tome sol de modo direto na mama e na cicatriz, para não interferir na cicatrização e coloração do corte. Também são indicados géis e cremes para auxiliar em todo o processo e evitar ao máximo o aparecimento de estrias.
Possibilidade da Fast Track Recovery
Caso você não tenha disponibilidade desse tempo de repouso necessário para a recuperação, uma ótima opção é a técnica Fast Track Recovery.
É uma ótima opção para mulheres que não tem disponibilidade de tempo para recuperação, tem filhos ou que queiram uma recuperação menos dependente e com menos dor.
Algumas das vantagens da recuperação rápida são a possibilidade de elevar os braços no mesmo dia, dirigir no dia seguinte, lavar e secar o cabelo sozinha com secador, carregar peso até 10kg, entre outros.
A possibilidade de adoção dessa técnica deve ser avaliada no consultório entre paciente e cirurgião.
E os resultados?
Os resultados poderão começar a ser vistos por volta de 3 meses após a cirurgia por conta da redução do inchaço. Contudo, o resultado final e definitivo será em 1 ano, quando ocorre a total cicatrização de prótese pelo organismo.
Busque encontrar a sua melhor versão. Para isso, vise a sua autoestima e saúde. Não deixe de pesquisar sobre a formação, qualificação e referências do seu médico, para assim, ser acompanhada por um profissional de confiança que lhe traga segurança.
Agende uma consulta na Clínica Unique e tire todas as suas dúvidas.