A rinoplastia é um procedimento muito conhecido e procurado, sendo a 5ª cirurgia plástica mais realizada no Brasil segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Ela impacta na autoestima, confiança e imagem pessoal de maneira profunda e marcante, trazendo inúmeros benefícios para a qualidade de vida dos pacientes.
Essa cirurgia busca corrigir defeitos nasais estéticos ou funcionais, harmonizando o formato e tamanho do nariz de acordo com o rosto do paciente.
Outros pontos importantes são a manutenção ou melhora da integridade das funções nasais, como a respiração, a filtração e a preservação do olfato.
As mudanças e correções acontecem por meio da manipulação de estruturas como a cartilagem, osso e pele.
Vamos conhecer mais detalhes sobre ela¿
QUAIS SÃO OS TIPOS DE RINOPLASTIA
Os principais tipos de rinoplastia são a estética e a funcional. A estética se subdivide em redutora, de aumento, do dorso nasal, da columela (cartilagem entre as narinas), entre outros.
Já a funcional está associada ao desvio de septo, correção da popularmente conhecida como carne esponjosa, e outros.
QUEM PODE FAZER A RINOPLASTIA
A partir dos 15 anos de idade para as mulheres e entre 16 ou 17 anos para os homens, já é possível realizar a rinoplastia, pois nesta fase o desenvolvimento facial do paciente já está concluído. Contudo, é necessária avaliação médica individualizada.
PASSO A PASSO NO PERÍODO PRÉ-OPERATÓRIO
O primeiro passo para a realização da rinoplastia é a consulta médica com seu cirurgião de confiança. Nela, serão avaliados todos os aspectos físicos e clínicos do paciente, e quais são os motivos e expectativas para o procedimento.
Serão requisitados exames laboratoriais para avaliar a saúde de modo completo e serão feitas as medidas do rosto e as fotografias para o prontuário.
Durante a consulta é essencial que o paciente se sinta à vontade para fazer perguntas e sanar todas as suas dúvidas, para que tenha segurança e tranquilidade na realização do procedimento desejado.
COMO ELA É REALIZADA
A cirurgia de rinoplastia requer a anestesia geral. Existem diversas técnicas para a sua realização que serão decididas conforme o objetivo do paciente e a complexidade da cirurgia.
A internação médica é de 12 a 24 horas e o tempo de cirurgia leva em torno de 1 a 4 horas.
COMO É O PÓS-OPERATÓRIO DA RINOPLASTIA
No período pós-operatório da rinoplastia há uma série de cuidados a serem tomados que são fundamentais para garantir uma boa recuperação.
Entre eles estão os curativos. O nariz permanecerá com uma imobilização plástica e curativo por alguns dias, até a avaliação em consulta pós-operatória.
É normal que, nas primeiras 48 horas, haja algum sangramento. Além disso, é necessária atenção na hora de dormir. O paciente deverá ficar com a cabeça levemente elevada e deitar na posição de barriga pra cima.
Nas 2 semanas após a cirurgia é comum a presença de inchaço e hematomas na região.
RECUPERAÇÃO E RESULTADOS DO PROCEDIMENTO
Evitar qualquer esforço no período de 7 dias é fundamental para a recuperação e cicatrização. Aos poucos é possível retornar as atividades do dia a dia. Com 4 semanas a atividade física poderá ser liberada de acordo com a avaliação médica, com a ressalva para exercícios que tenham risco de traumas na região nasal.
Para não prejudicar a cicatrização, é indicado que os pacientes evitem a exposição solar. Ainda assim, quando houver a liberação médica, se faz necessário o máximo de proteção.
A rinoplastia restaura o amor-próprio, a autoestima e autoconfiança. Informação é essencial para você se sinta seguro para tomar a decisão pela realização da cirurgia. Não deixe de consultar um cirurgião da sua confiança para esclarecer suas dúvidas particulares.